Como distinguir o modelo de termopar

- 2021-10-19-

Os termopares comumente usados ​​podem ser divididos em duas categorias: termopares padrão e termopares não padrão. O denominado termopar padrão refere-se ao termopar cuja potência termoelétrica e temperatura são estipuladas na norma nacional, que permite erros, e possui uma tabela de indexação padrão consistente. Ele tem uma aparência de exibição correspondente para seleção. Termopares não padronizados não são tão bons quanto termopares padronizados em termos de faixa de aplicação ou ordem de magnitude. Geralmente, não há uma tabela de indexação consistente e elas são usadas principalmente para medição em algumas ocasiões especiais.

Os sete termopares padronizados, S, B, E, K, R, J e T, são termopares de design consistente na China.

Os números de indexação dos termopares são principalmente S, R, B, N, K, E, J, T e assim por diante. Nesse ínterim, S, R, B pertencem ao termopar de metal precioso e N, K, E, J, T pertencem ao termopar de metal barato.

A seguir está uma explicação do número de índice do termopar
S platina ródio 10 platina pura
R platina ródio 13 platina pura
B platina ródio 30 platina ródio 6
K Níquel Cromo Níquel Silício
T cobre cobre níquel puro
J ferro cobre níquel
N Ni-Cr-Si Ni-Si
E níquel-cromo cobre-níquel
(Termopar tipo S) termopar platina ródio 10-platina
O termopar platina ródio 10-platina (termopar tipo S) é um termopar de metal precioso. O diâmetro do fio de acoplamento é especificado como 0,5 mm e o erro permitido é -0,015 mm. A composição química nominal do eletrodo positivo (SP) é uma liga de platina-ródio com 10% de ródio, 90% de platina e platina pura para o eletrodo negativo (SN). Normalmente conhecido como termopar de platina e ródio simples. A temperatura máxima de operação a longo prazo deste termopar é 1300â, e a temperatura máxima de operação a curto prazo é 1600â.